Antes das 6h da manhã deste domingo (09), uma grande concentração de pessoas fantasiadas e animadas dançavam ao som de marchinhas e sambavam em frente ao Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs (Cuca). Era mais uma vez o Bando Anunciador ocupando as ruas de Feira de Santana e escrevendo mais um capítulo deste evento que traz em sua história, uma marco na cultura feirense.

Bandos de diversos bairros atravessaram a cidade para participar do desfile aberto pelo “Bando do Cuca” que, com a sua charanga, percorreu as ruas Conselheiro Franco, passando pela praça Fróes da Mota, seguindo pela rua Santos Dumont, avenida Senhor dos Passos encerrando o trajeto na praça Bernardino Bahia. Para o professor Aldo Moraes, diretor do Cuca, ”após três anos sem poder realizar o Bando Anunciador, a UEFS, através do CUCA, em articulação com órgãos e entidades da cidade, levou o evento novamente às ruas. Numa avaliação geral, não há como deixar de reconhecer o êxito do evento, seja pela expressiva participação popular, estimada inicialmente em 40 mil pessoas pela Polícia Militar, seja pela presença de autoridades municipais e estaduais, seja pelo evidente estímulo econômico que promove e, principalmente, porque pudemos mais uma vez contemplar toda a nossa rica diversidade sociocultural, sem segregações, sem preconceitos. Mas se por um lado a massiva participação popular atesta a assimilação do Bando ao imaginário cultural feirense, por outro põe em evidência a necessidade da efetiva articulação entre os entes promotores do evento, em especial o poder público municipal, para que o Bando se mantenha pacífico, acessível e democrático”, afirmou.

Já para a vice-reitora Eva Carvalho, que também participou do desfile, ”o Bando Anunciador reforça as identidades da cultura de Feira de Santana, em um movimento democrático, diverso e feliz. Lamentamos e nos solidarizamos com as vítimas envolvidas nos episódios de violência registrados, ao tempo que compreendemos que, com o crescimento do Bando a cada ano, precisamos repensar de forma coletiva, como sempre, a estrutura e logística desta festa tão importante para a nossa cidade”, disse.

Além do grande público que protagonizou o desfile, também prestigiaram o evento os secretários estaduais Felipe Freitas (SJDH), Ângelo Almeida (SDE), Bruno Monteiro (Secult), além dos deputados federais Robinson Almeida (PT), Zé Neto (PT), o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB/Cidadania), além dos vereadores Jhonatas Monteiro (PSOL), Silvio Dias (PT) e Professor Ivambergue (PT).

Experiências

Apesar da tradição do Bando Anunciador, muitas pessoas participaram pela primeira vez da festa este ano, como a jornalista Juliana Vital e a empresária Flaviane Souza. “Foi uma experiência incrível estar aqui diante desta manifestação popular tão genuína e grandiosa”, afirma Vital. Para Flaviane, “estar no Bando Anunciador pela primeira vez foi emocionante e só trouxe a certeza da importância desta festa para a cultura de Feira de Santana”.

Conforme estimativa da Polícia Militar, cerca de 40 mil pessoas participaram do desfile do Bando Anunciador este ano.

Matéria original publicada no site da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)