A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) conta em sua estrutura com uma unidade de organizacional, o Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), responsável pelo planejamento, coordenação e execução da política cultural da Universidade, articulando e dando forma a uma dimensão particular, porém vigorosa, do exercício da extensão universitária, as ações artístico-culturais.

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) foi fundado em 1995 com o propósito fomentar a produção e divulgação da cultura artística em suas diferentes vertentes e formas de expressão em Feira de Santana e demais áreas de atuação da UEFS, estimulando e apoiando a formação de novos talentos no campo das artes, nas suas mais diversas linguagens, dentro e fora da UEFS.

A atuação do Cuca tem como alicerce uma constante preocupação com a potencialização da cultura enquanto instrumento de inserção social e de promoção da cidadania, assegurando a valorização e difusão das diferentes linguagens artísticas e formas de expressão cultural, quer sejam eruditas ou populares, ou, mais significativamente, buscando a superação de tal dicotomia.

A principal linha de ação do CUCA está em suas atividades continuadas de formação artística através de diferentes oficinas nas áreas de dança e atividades corporais, artes visuais, música e teatro. Estas ações são levadas a cabo pelos diversos setores do CUCA, cada um dos quais lida com uma forma específica de linguagem ou expressão artística, sob a forma de mostras, cursos e oficinas, cuja oferta tem sido ampliada e aprimorada nos últimos anos. Ao final das oficinas, os alunos têm sempre a oportunidade de apresentarem seus trabalhos ao público em momentos preparados especialmente para esse fim. Essa experiência ocorre nos espaços expositivos da unidade, nos palcos do teatro universitário e de arena e também no auditório central da universidade.

Dentre as demais atividades regulares, o CUCA também conta com outras ações que desempenham um importante papel de fomento ao desenvolvimento de uma cultura artística junto ao público em geral, como o Festival de Sanfoneiros, o Bando Anunciador e o Aberto do CUCA, sendo que algumas dessas atividades já integram o calendário cultural da cidade.

Outra vertente de atuação da unidade diz respeito à educação patrimonial, sobretudo por meio do Museu Regional de Arte, que reúne um rico acervo de artes visuais e atua no sentido de democratizar o acesso e também de fomentar um espaço que estimula a democracia cultural. O Museu conta com uma rica coleção de arte moderna (com obras nacionais e internacionais), e também abriga obras de importantes artistas regionais. Atuando na mesma linha do Museu, o complexo cultural conta também com a Galeria Carlo Barbosa, que abrigando exposições temporárias, pretende ser um espaço alternativo ao circuito das galerias comerciais de arte, abrindo o campo para novos talentos e valorizando as diferentes expressões das artes visuais e formas de expressão cultural.

A estrutura organizacional do centro cultural conta com uma direção e quatro coordenações de linguagens artísticas nas áreas de dança e atividades corporais (Coodan), música (SM), artes visuais (Oca) e teatro (Toca). Além disso, a unidade conta também com dois diferentes espaços expositivos: o Museu Regional de Arte (MRA) e a Galeria Carlo Barbosa (GCB). Para completar o complexo, o centro abriga uma biblioteca voltada para o campo das artes, que é a Biblioteca Pierre Klose, vinculada ao sistema de bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana.