O coletivo Moda que Move irá realizar o 1º Desfile de Moda Circular de Feira de Santana no Foyer do Teatro Universitário do CUCA no dia 24/08/2024, às 14h. O projeto irá lançar uma coleção de moda com peças feitas a partir da reutilização de tecidos e outros materiais, utilizando as técnicas de upcycling e customização. A entrada é gratuita.

O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, apresenta a ideia de Moda Circular. Nesse modelo, a roupa que está em bom estado de conservação não será descartada ao fim do seu ciclo de vida: ela será reintroduzida à cadeia de produção e servirá de matéria prima para a produção de uma nova peça, única, criativa, que gerou uma quantidade mínima de resíduos (que também podem ser utilizados em outros produtos), diminuindo o desperdício e aumentando a vida útil dos materiais, minimizando os impactos ambientais, ao mesmo tempo que promove a geração de empregos e o desenvolvimento econômico.

A moda circular também gera novas oportunidades de negócio, como marcas autorais e brechós, aumenta a demanda por mão de obra especializada em reparação e transformação de peças, e incentiva consumidores a serem mais conscientes e responsáveis com as suas escolhas, demonstrando ser uma alternativa sustentável e rentável.

Assim, durante 2 meses, o coletivo Moda que Move criou uma coleção de roupas feita apenas com tecidos e outros materiais reutilizados. As matérias primas foram captadas em bazares de rua, brechós e depósitos de reciclagem de Feira de Santana e produziram peças agêneras, atemporais e que contemplam corpos reais e diversos. A coleção será colocada à venda no Instagram do coletivo Moda que Move, e os valores serão doados para AAPC – Associação de Apoio à Pessoa com Câncer.

No dia do desfile, também será lançado o coletivo Moda que Move, que terá como objetivo articular pessoas que se interessam pelos temas e desejam adentrar nesse mercado. A formação desse coletivo é um processo orgânico e colaborativo, com um objetivo comum de proporcionar um ambiente para a troca de conhecimentos, experiências, ideias, fomentando a produção artística e cultural, contribuindo para o crescimento e aprimoramento dos futuros membros do coletivo, criando oportunidades para que possam desenvolver seus trabalhos e divulgá-los para um público mais amplo. O coletivo será um ambiente de experimentação e inovação, que vai estimular a criatividade e a originalidade das pessoas, promovendo com frequência a divulgação de material informativo, promovendo oficinas e articulando eventos de moda e economia circular na cidade de Feira de Santana.

O projeto é organizado e idealizado por Alana e Raízza, empreendedoras em Feira, brecholeiras, que há anos falam sobre moda sustentável e consciente, e que também assinam as peças da coleção. O cenário do desfile também será confeccionado com materiais reutilizados, captados em depósitos de reciclagem.

Este projeto foi financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura, Governo Federal, repassados pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana.

Mais informações: https://www.instagram.com/modaqmove.co/