CUCA recebe o projeto de capacitação de agentes e gestores socioculturais

O projeto Caravana – Energia da Cultura é um conjunto de ações formativas – presenciais e gratuitas, que acontecerão nos dias 28 a 30 de Outubro. Foi idealizado em parceria entre Cultura e Mercado e Instituto Neoenergia, e realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com o patrocínio da Neoenergia.

O evento busca proporcionar uma série de encontros presenciais gratuitos de formações direcionadas e aplicabilidade prática, com vistas ao aprimoramento de técnicas e troca de conhecimentos, que visam o intercâmbio e a capacitação de agentes e gestores socioculturais em regiões com menos oportunidades de formações qualificadas, bem como um projeto para incentivar a formação de uma rede ativa e potente entre essas lideranças. Essas atividades formativas são fundamentais para a construção, viabilização e implementação de projetos e programas culturais, nos mais diversos segmentos artísticos.

O projeto conta com os seguintes ciclos temáticos:

• Gestão de Projetos e Prestação de Contas
  • Direitos Culturais
  • Territórios Criativos

O objetivo é que os participantes tenham uma visão global dos pilares do setor cultural, iniciando com a estrutura de projetos, sejam incentivados ou não, passando pela questão jurídica ligada aos direitos autorais, LGPD, entre outras, e finalizando com a economia criativa, indicadores e ESG, estando todos os ciclos conectados a questões da atualidade que envolvem o setor.

Cultura e Mercado é pioneiro na discussão do setor cultural brasileiro. Criado como um blog em 1998, tornou-se um site referência em informações e análises para artistas e gestores culturais. Em 2010, expandiu-se com o Cultura e Mercado Cursos, focado na formação de agentes especializados. Ao longo dos anos, passou por diversas mudanças de gestão e parcerias, sempre com a missão de qualificar e desenvolver o setor cultural. Em 2021, Larissa Biasoli assumiu a sociedade ao lado de Daniele Torres (sócia desde 2016), mulheres que lideram o projeto aqui apresentado.

Caravana: Energia da cultura
Data: 28 a 30 de outubro de 2024.
Local: Teatro universitário do CUCA.
Endereço: R. Conselheiro Franco, 66. Centro. Feira de Santana – BA.
Horários: 08:00 às 12:00
Entrada gratuita: Inscrições encerradas