A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), convida a comunidade para participar do Bando Anunciador de Feira de Santana no dia 07 de julho de 2024 (primeiro domingo de julho) no centro de Feira de Santana.

A concentração para o Bando Anunciador começará às 6h na área da Praça da Matriz. O percurso terá início em frente ao Cuca, seguirá pela Rua Conselheiro Franco, passando pela Praça da Bandeira, Igreja dos Remédios e Praça Eduardo Fróes da Mota e avançará para o encontro entre as ruas Voluntários da Pátria e Rua Santos Dumont. O bando dará continuidade pela Rua Santos Dumont em sentido à Avenida Senhor dos Passos. O percurso segue pela Avenida Senhor dos Passos e terá finalização e ponto de dispersão na Praça do Nordestino, ao invés da Praça do Lambe-Lambe, como ocorreu no ano passado.

O Bando Anunciador da Festa da Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, é uma importante manifestação cultural e histórica. O evento, que ocorre no mês de julho, historicamente constitui a parte profana que antecede as comemorações e homenagens a Senhora Santana, com participação dos mais diversos segmentos populares e faixas etárias. Existem registros da realização do Bando Anunciador da Festa da Senhora Sant’Ana desde, pelo menos, o século XIX. A festa foi realizada até 1987, e foi retomada em 2007 com a articulação entre o CUCA e diferentes órgãos da cidade.

O Bando em si é formado por grupos, geralmente trajando fantasias (nos mais diversos estilos e temáticas), acompanhados por bandas e fanfarras, que percorrem diferentes pontos do centro histórico da cidade de Feira de Santana, em especial a Praça da Igreja Matriz, e as ruas Conselheiro Franco e Sales Barbosa, sempre ao som de marchinhas e canções populares. A irreverência e alegria são marcas registradas dessa manifestação cultural.

Atualmente, a festa se caracteriza pela presença de bandos tradicionais menores representando os bairros ou mesmo bandos criados por familiares, amigos, grupos de estudantes e colegas de trabalho. É um evento realizado anualmente, sempre no domingo que antecede em quinze dias a Festa da Senhora Sant’Ana. Em 2019, último ano de realização do cortejo antes do hiato de 3 anos devido à pandemia de COVID-19, estima-se que 25.000 pessoas acompanharam o cortejo. Já em 2023, ano de retorno do Bando, estima-se que 40.000 pessoas estiveram presentes no evento.

Durante as últimas edições, o CUCA vem atuando como o ente convocador da festividade, já que não é um evento só da UEFS, é uma festa da cidade. A sua realização e estrutura, portanto, é fruto de uma organização coletiva, que envolve diversos setores, como a prefeitura, secretarias municipais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço Social do Comércio (SESC), representantes da comunidade, agentes culturais, vendedores ambulantes, entre outros atores.

Em vista disso, a sua realização não parte só da necessidade de manutenção de uma tradição cultural intrinsecamente feirense, que se caracteriza por uma comunhão da população feirense no centro histórico da cidade e que reafirma a identidade sócio-cultural do município. Ela também é o mote para discutir problemáticas que envolvem a cidade, seus valores, memórias e perspectivas futuras. Dessa forma, a iniciativa possibilita não somente reviver um momento que marcou época na história de Feira de Santana, mas também repensar a cidade do ponto de vista cultural.

Além disso, o Bando Anunciador é um importante impulsionador da economia local. Lojas de confecções, bijuterias e adereços apresentam aumento de movimento por conta da alta demanda para o desenvolvimento das fantasias. O Bando Anunciador também tem um grande potencial turístico para a cidade, se tornando um atrativo para habitantes de outros municípios virem para Feira de Santana durante o mês de julho, época do ano em que ocorre o evento.

Pela sua mobilização popular e importância histórico-cultural, o Bando Anunciador passou a fazer parte, em 2022, do calendário de festas populares da cidade de Feira de Santana, de acordo com a Lei nº 4.089, de 27 de junho de 2022, que prevê a realização do evento anualmente no mês de julho.

Este ano, estima-se um público de, pelo menos, 40.000 pessoas percorrendo as ruas do centro histórico de Feira de Santana. Tendo em vista esse número, é importante manter condições sanitárias e de segurança mínimas para o bem-estar dos participantes. Por isso, o apoio da Prefeitura Municipal e de outros órgãos públicos é indispensável.