Êmydyô leva “LYNHAS Y MEMÓRYA” à Galeria Carlo Barbosa com oficina gratuita de criação artística

A Galeria Carlo Barbosa inaugura no dia 17 de maio de 2025, às 19h, a exposição “LYNHAS Y MEMÓRYA”, do artista Êmydyô, com curadoria de Raquel Barbosa. A mostra reúne 20 obras que exploram as interconexões entre memória, território, afetos e as cosmologias afro-indígenas, refletindo a força e a resistência das comunidades que compõem a diáspora baiana. A entrada é gratuita.

Natural de Eunápolis, Bahia, Êmydyô é um artista afrotupinambá, LGBTQIAPN+, e bacharel
em Artes pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com uma prática que se estende pela pintura, fotografia e escrita, o artista é também coordenador de Educação Escolar Indígena em Coroa Vermelha-Ba e idealizador do Coletivo Ybryda, um projeto cultural que visa valorizar as poéticas afro-indígenas e LGBTQIAPN+ na região.

A exposição LINHAS Y MEMÓRYA propõe um convite à reflexão sobre a interconexão entre trajetórias individuais e coletivas, e o impacto de narrativas ancestrais na construção de identidade e resistência. Cada obra carrega fragmentos de memórias afetivas e históricas, dialogando com o passado e o presente, e destacando as lutas das comunidades marginalizadas. O público será convidado a se conectar de maneira sensível com a arte, e para além disso, a exposição contará com acessibilidade por meio de QR codes que oferecem audiodescrição.

Além da exposição, será realizada uma oficina intitulada “ENTRE TERRA Y TRAÇOS:
CRIANDO COM BARRO Y TINTA”, que acontecerá no dia 19 de maio de 2025, das 9h às
12h. A oficina propõe uma imersão nas práticas artísticas de Êmydyô, utilizando barro e tinta como meios de expressão e resistência cultural.

Evento: Exposição “LINHAS Y MEMÓRYA”
Data: 17 de maio de 2025
Horário: 19h
Local: Galeria Carlo Barbosa, Rua Conselheiro Franco, 66, Centro, Feira de Santana – BA
Mais informações: @gcbcuca

Oficina: ENTRE TERRA Y TRAÇOS: CRIANDO COM BARRO Y TINTA
Data: 19 de maio de 2025
Horário: 9h às 12h
Local: Galeria Carlo Barbosa

A exposição será gratuita e aberta ao público de todas as idades.