HANSEN BAHIA EM FEIRA DE SANTANA:

HOMENAGEM DO CUCA AOS 40 ANOS UEFS

Com grande satisfação do público e da equipe de trabalho que as comemorações pela passagem dos 40 anos da UEFS tomaram corpo no CUCA. O intuito foi valorizar uma história de conquistas feita a cada dia pelos diversificados agentes desta Instituição, por meio de um projeto de ocupação dos espaços expositivos do CUCA. A exposição também faz parte da programação de comemoração dos 100 anos do prédio que abriga o Museu Regional de Arte e dos 49 anos do MRA. Nada mais propício para ocasião do que o contato com a obra de um dos ícones do Movimento Modernista baiano. A ação se deu através de parceria institucional entre o Museu Regional de Arte/CUCA/UEFS, a Fundação Hansen Bahia e empresas locais, sensíveis as questões ligadas à valorização da identidade cultural feirense.

A abertura da exposição, na noite de 30 de maio foi embalada pela música do Grupo Cultural Gêge Nagô, banda criada em meio aos ritmos da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira, com inspiração nos saudosos Tincoãs, artistas afro-barrocos da cidade que entre as décadas de 60 e 80 compunham músicas baseadas nos coros da Igreja Matriz com os cânticos dos terreiros de candomblé. A banda que já percorreu todo o território baiano, apresenta uma harmonia musical em meio ao sincretismo religioso, presente em seu repertório desde suas apresentações em 2003 que culminaram no CD Canto Coral Afro Brasileiro, lançado pela Editora Candyal Music.

Para contextualizar histórica e socialmente a importância da UEFS, do CUCA e do MRA para Feira de Santana e Região, foi convidado o professor Doutor e Mestre em História Aldo Jose Morais Silva, que proferiu uma explanação sobre os vestígios materiais e a preservação do legado cultural sob tutela do CUCA. Da mesma forma seguiram as palavras do Gestor Executivo da Fundação Hansen Bahia, Elias Gomes e do Museólogo Jomar Lima, que expôs seu trabalho de registro fotográfico em Cachoeira intitulado Afro Barroco, na Galeria de Arte Carlo Barbosa.

O gravurista alemão Karl Heinz Hansen, nasceu em 1915 em Hamburgo, se naturalizou brasileiro ao conhecer e amar essa terra, foi apelidado por Jorge Amado e conhecido como “Hansen Bahia”. Antes de falecer em 1978, o artista doa todo seu legado artístico para as cidades de Cachoeira e São Félix, no intuito de dar oportunidade aos interessados em conhecer, aprender e se aperfeiçoar nessa técnica artística que é a xilogravura.

Comemoramos então o aniversário de 40 anos da UEFS com ocupação do CUCA por meio de parcerias com o SESC, Show Luz – Iluminação, Artour Turismo, Márcia Simões Buffet, Bruno Iluminação, Viva Feira, ABRAC, dentre outros parceiros que deram vida ao evento. As exposições ficam em cartaz de 01 de Junho a 30 de agosto de 2016, de 8:00 às 12:00; 14:00 às 18:00, na Rua conselheiro franco 66, Centro feira de Santana BA.

Contatos: mra.cuca@uefs.br 75 32219766

Agendamento especial para comunidade escolar!!