Festival de Violeiros
Sobre o Festival de Violeiros de Feira de Santana
O Festival de Violeiros de Feira de Santana é um evento que celebra a cultura do repente de viola nordestino. Criado em 1975 pelos violeiros feirenses Caboquinho, Dadinho e João Ramos, já foi palco de grandes repentistas nordestinos, como Ivanildo Vila Nova, Pedro Bandeira, Daudeth Bandeira, Severino Feitosa, Mocinha do Passira, João Lourenço e Antônio Queiroz.
Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2021, o Repente, também conhecido como Cantoria, reúne um conjunto de narrativas orais, cantorias e poesia popular improvisadas acompanhadas pela viola caipira. Em competições como o Festival de Violeiros de Feira de Santana, os violeiros, também conhecidos como poetas ou repentistas, improvisam sobre temas e métricas diversas.
Visando a manutenção da tradição do repente na cidade e a preservação do Festival, o Cuca/Uefs organiza o Festival de Violeiros de Feira de Santana desde 2023 em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), presidida por João Ramos, um dos criadores do evento.
O 47° Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025 é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da TV Olhos D’Água e da Feira de Saberes e Sabores, um projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs.
Notícias relacionadas
Confira o que está rolando na nossa agenda semanal: Recital de...
Galeria Carlo Barbosa do Cuca/Uefs continua com a exposição das artistas...
MRA/Cuca segue com Mostra Didática de oficinas de Artes Visuais 2025.2...
Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, às 17h,...
