Festival de Violeiros 2024 lotou o Teatro Universitário do Cuca
O 46º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 aconteceu no dia 01 de novembro no Teatro Universitário do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O evento é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Cuca, em parceria com a Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB). Este ano, o evento reuniu cinco duplas de violeiros de vários estados do Nordeste e lotou o Teatro Universitário do Cuca. A noite ainda contou apresentação musical do mestre da cultura popular Bule-Bule.
Em sua 46ª edição, o Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 apresentou cinco duplas de violeiros representando diferentes estados do nordeste, que disputaram uma batalha de repente avaliada por uma mesa julgadora.
Confira o resultado do Festival:
5º Lugar: Vem Vem do Nordeste (SE) e Galego da Viola (SE) 70 pontos
4º Lugar: Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olimpio (PE) – 72 pontos
3º Lugar: Nadinho de Riachão (BA) e Leandro Tranquilino (BA) – 74 pontos
2º Lugar: Raimundo Caetano (PB) e Rogério Menezes (PB) – 77 pontos
1º Lugar: Hipólito Moura (PI) e Jaciel Rufino (PE) – 79 pontos
Os músicos foram avaliados por uma mesa julgadora formada por especialistas em música, narrativas orais e cultura popular. ”Esse festival é um dos maiores do Nordeste, com os maiores cantadores do Brasil. As estrelas da cantoria passam por aqui. Então, é muito importante cantar em Feira de Santana. E ser primeiro lugar fica mais importante ainda”, afirmou Hipólito Moura. Jaciel Rufino lembrou que a dupla foi vencedora do festival de 2023. ”É a segunda vez que estou aqui e fui agraciado mais uma vez, eu e Hipólito. É uma honra estar aqui e espero voltar mais vezes”, disse.
O festival reuniu um público de diversas idades. A advogada Maria do Rosário Carneiro foi acompanhada do pai Miguel Carneiro, de 82 anos, e da sobrinha Maria Eduarda, de 9 anos. ”Eu gosto muito da cultura popular e eu acho que participar de um evento como esse é reconhecer a importância dessa cultura para as nossas vidas. E os violeiros, para mim, é uma tradição que a gente precisa reconhecer, valorizar e fazer tudo para se manter viva porque traz toda ancestralidade, beleza, riqueza de valores e princípios que a nossa sociedade precisa para seguir existindo”, afirmou.
A vice-reitora da Uefs, Rita Brêda, destacou a importância da Uefs e do Cuca promoverem encontros da cultura nordestina. A professora também ressaltou a participação do projeto de Incubadora de Iniciativas da Economia Popular da Uefs, com a Feira de Saberes e Sabores. ”Esses espaços são de visibilidade, de reconhecimento e, sem dúvida, de fazer novas histórias. São eventos que a gente tem a responsabilidade de não deixar morrer. O festival traz nomes já consolidados que têm nesse espaço a oportunidade de fazer ecoar suas vozes. Para além disso, é importante ressaltar que nós estamos também com outras pessoas da cultura popular, com alimentos e artesanatos”.
A 46ª edição do Festival de Violeiros foi transmitida pelo canal do YouTube da TV Olhos D’Água e o conteúdo completo está disponível no endereço www.youtube.com/watch?v=TOzHzRDbWDE.
O 46° Festival de Violeiros de Feira de Santana 2024 foi realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia (AVTB), com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da TV Olhos D’Água e da Feira de Saberes e Sabores, projeto da Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária da Uefs.