E a edição de setembro da Jam vem assim, no astral da Banda Sal!

Abraçando a sonoridade experimental, SAL reúne em seu trabalho influências musicais que se conectam com o universo do jazz, rock, blues, ritmias africanas e brasileiras. Marcada por uma musicalidade progressiva, a banda aposta em novos timbres e texturas, envolvendo o público numa atmosfera psicodélica, com apresentações que reúnem imagem e som, abertos à experimentação. Na estrada desde 2011, o grupo participou de diversos Festivais e eventos, como: Grito Rock Chachoeira (BA) e Camaçari (BA), Noite Fora do Eixo (Fsa-BA), Casa Fora do Eixo, em Vitória da Conquista (Ba), Festival Ressonar, em Lençóis (Ba); Festival Habemus Rock, SSA-Ba, Reveillon em Lençóis e Vale do Capão, Chapada Diamantina (Ba), Festival Feira Noise 2014, em Feira de Santana (Ba), Virada Cultural do Aberto do Cuca, Mostra Sesc de Artes dos Olhos dágua. Em 2012 a banda realizou turnê de lançamento do seu 1º disco, na Capital do Estado e em diversas cidades do interior baiano. Atualmente conta com dois clipes oficiais de trabalho: Até de Manhã e Igatu.

Então, anote aí: 02/09 nos vemos no Cuca!

Jam na Cuca trará Ivan Huol no dia 8 de maio.

A batida pulsante, criteriosamente harmônica e melódica, da bateria e percussão de Ivan Huol, em uma perfeita sintonia com a banda base. E tudo isso com boas doses de improvisação. Estes são os ingredientes que compõem a próxima edição da Jam na Cuca, a ser realizada no dia 8 de maio, no Teatro de Arena do Centro Universitário de Cultura e Arte. A jam sessions, um show marcado pelo improviso, acontecerá às 17h30.
O local já estará aberto ao público a partir das 16h, com exposição e venda de trabalhos artesanais, moda, e culinária. Ivan Huol também ministrará no mesmo dia o workshop com o tema: Harmonia do Ritmo. “Vamos abordar o comportamento de instrumentos percussivos não harmônicos, nem melódicos, na construção de uma sintonia entre os instrumentos de diferentes funções, por conta da harmonia que compõe esse tema. Como desdobramento, já imagino o tema ‘Ritmo da Harmonia’, como espelho da proposta inicial”, ressalta Huol.
Os interessados em participar do workshop devem solicitar inscrição através do email jamnacuca@hotmail.com, informando: nome completo, número de RG, endereço, profissão (se instrumentista, indicar o instrumento) e número do telefone celular.

IVAN HUOL
Ivan Huol é criador e mestre de cerimônias das jams sessions do Museu de Arte Moderna da Bahia. É também membro fundador do grupo Garagem, com o qual vem trabalhando desde a sua criação.
Em 1989 ganhou o Troféu Caymmi de melhor baterista. Um ano mais tarde, fez a turnê norte-nordeste do show Diamon Land, de Toninho Horta. Foi compositor, arranjador e percussionista no disco “Feijão com Arroz”, de Daniela Mercury, com quem também atuou como baterista do CD e DVD “Clássica”.
Em 2002 co-dirigiu o projeto Terças do Jazz no Teatro Jorge Amado. Comandou o projeto Jazz na Praça, entre 2006 e 2007, na Praça Municipal de Salvador. Criou o MicroTrio, já tradicional no carnaval baiano, o grupo Os Melódicos e o grupo ÍMÃ.
Em 2007 retomou às jam sessions do MAM, reunindo mais de mil pessoas por sábado, com atenção e ouvidos dirigidos para uma música considerada distante dos “padrões” comerciais locais.
Ivan Huol tem sido reconhecido como um artista dedicado à música instrumental. No XII Festival de Música Instrumental da Bahia recebeu homenagem “por ter vivido como instrumento da música pela educação, pela arte e pela cidadania”.

JAM NA CUCA
O Projeto Jam na Cuca 2016 está sendo realizado desde março, com duas edições em cada mês, e sempre resultando em sucesso de público. É contemplado no Edital Agitação – Dinamização de Espaços Culturais, da Secretaria de Cultura da Bahia, obtendo recursos financeiros do Fundo de Cultura da Bahia. A iniciativa conta com a parceria do Centro Universitário de Cultura e Arte e é uma realização do Ladobê Produções. As apresentações sempre são abertas gratuitamente ao público.