Mais de 5 mil pessoas prestigiaram o aniversário de 30 anos do Cuca/Uefs

Na sexta-feira (19), o Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs (Cuca/Uefs) foi palco do Aberto das Artes 2025 – Cuca 30 Anos, evento realizado anualmente em comemoração ao aniversário da instituição. O evento, que já conhecido no cenário local pela programação diversificada, está na sua 18º edição e, este ano, reuniu mais de 5 mil pessoas no espaço do Cuca, que prestigiaram mais de 150 atrações de diferentes gêneros artísticos, o que incluiu mostras artísticas, oficinas, espetáculos, performances e shows de artistas como Iorigun, Unidos pelo Samba e Quixabeira da Matinha.

O Aberto das Artes é um evento que mobiliza a comunidade feirense, artistas locais e amantes das artes, sejam eles consagrados ou iniciantes. Proporciona uma série de atividades e exposições gratuitas que ocupam todo o espaço do Cuca. Dentre as mais de 5 mil pessoas presentes, estavam a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) e escolas da rede pública municipal e particular.

O evento mobilizou o uso de todos os espaços do Cuca. No Foyer do Teatro, o público pôde conferir a mostra comemorativa “Cuca 30 Anos: Trilhas de Memória e Futuro”. Na Biblioteca Pierre Klose, o público pôde brincar com o “Caminhos do Cuca”, um jogo de tabuleiro com proposta lúdica e educativa que integra diferentes áreas artísticas (música, teatro, dança, artes visuais, museu e galeria). O Museu Regional de Arte (MRA) apresentou duas exposições: “Deste, Destino, Nordestino”, do artista Jean Lima, e “A Pele do Invisível”, das artistas Lu Brito e Técia Borges. E a Galeria Carlo Barbosa, com a exposição “Toda Vez que Você Me Vê”, a primeira mostra individual do artista visual feirense Astronauta de Mármore. Todas as exposições seguem abertas para visitação.

O Aberto das Artes 2025 – Cuca 30 Anos foi um evento realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, por meio do Centro Universitário de Cultura e Arte, com apoio da APLB Feira (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Sobre o Cuca

Fundado em 15 de setembro de 1995, o Cuca é administrado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e é o responsável pela política cultural da Universidade. Enquanto um dos maiores complexos culturais do estado da Bahia, consolida-se, a cada ano, como uma referência na promoção cultural na região. Além dos eventos culturais realizados pelo espaço, como o Festival de Sanfoneiros, o Bando Anunciador, o Aberto das Artes e o Festival de Violeiros, o espaço também conta espaços expositivos (Museu Regional de Arte e Galeria de Arte Carlo Barbosa) e com o Programa de Oficinas Artísticas, que oferece mais de 2500 vagas em oficinas artísticas em dança, artes visuais, música e teatro semestralmente.