“PRISÕES FEMININAS” NA CONTEMPORANEIDADE

O projeto FEIRA TEM TEATRO oferece mais uma programação cultural para o final de semana do feirense nos dias 17 e 18 de agosto de 2018, a partir das 19h, no Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA. A abertura do evento conta com um PAPO CULTURAL sobre a violência contra a mulher em Feira de Santana, às 19h, no ‘foyer’ e em seguida, às 20h, apresentação de uma encenação curta do espetáculo convidado “RESISTÊNCIA”, fechando a noite com a apresentação da peça teatral “ENCARCERADAS”, do Grupo Recorte de Teatro. A arte do teatro e da conversa levando para o povo feirense entretenimento e informação.

O Projeto Feira tem Teatro apresenta espetáculos de grupos teatrais de Feira de Santana, tendo sempre como abertura um PAPO CULTURAL. O projeto tem a direção artística de Geovane Mascarenhas e produção cultural de Willian Fraga, Grupo Cordel e Grupo Conto em Cena.

O PAPO CULTURAL do mês de AGOSTO traz como tema: “Mulheres apanham 24 horas por dia, 7 dias na semana: os números e as formas de violência contra mulher em Feira de Santana e região.”

Para promover esse PAPO o projeto convida a historiadora Jamile Serra Coutinho, Mestranda em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia (Campus V), onde estuda constituição de núcleos familiares e laços de sociabilidades entre escravos e libertos entre os anos de 1799 a 1837. Atualmente Jamile atua profissionalmente na área de segurança pública.

A misoginia, feminicídio e o preconceito são os temas do espetáculo Resistência, que tem a morte da vereadora Marielle como fonte de inspiração. Uma encenação curta contada através das musicas do cantor Caio Prado.

SOBRE A PEÇA ‘ENCARCERADAS’

Uma cela, cinco presas e inúmeras histórias. A convivência, as tristezas, amarguras, alegrias e frustrações… Como chegaram ali e o que elas têm em comum? Um espetáculo para rir, refletir e se emocionar. “Encontrei um grupo de atrizes corajosas para tratar de um assunto denso, polêmico e necessário. Além de entreter, Encarceradas me realiza por levar ao palco mais que uma peça de teatro, mas uma questão social. E, para mim, é muito importante entender a arte dessa forma”, declara Fernando Souza, diretor do espetáculo.

Através do teatro realista de Stanislavski e com uma linha Brechtiana de apresentação, a peça é fundamentada em mais de dois anos de pesquisa teórica e de campo. O elenco visitou o presídio de Feira de Santana onde fez o seu principal laboratório, se surpreendeu com as histórias ali conhecidas ao qual inspirou a construção dos seus personagens.

SERVIÇO:
O que: Projeto Feira tem Teatro – Agosto de 2018
Quando: 17 e 18 de agosto de 2018 ( SEXTA E SÁBADO)
Horários: 19h – Papo Cultural (no ‘Foyer’) (com entrada franca)
20h – Espetáculos ‘Resistência’ e “Encarceradas”
Ingressos: R$ 24,00 (Inteira) / R$12,00 (Meia) / R$10,00 (Estudantes da UEFS e CUCA)
Onde: Teatro do CUCA
Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66, Centro.
Maiores Informações: Tel.: (71) 9 9115-5729. (75) 9 91331073