O Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS receberá o espetáculo “Cálice” nos dias 20 e 21 de setembro, às 19h. A peça, que é inspirada em letras de Caetano Veloso e Chico Buarque, explora a desconexão do ser humano com ele mesmo e com os outros. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla e na bilheteria no dia do evento (de acordo com a disponibilidade).

“Cálice” é um espetáculo da Cia Leoninos de cunho onírico que mergulha nas profundezas da alma humana, tocando em temas como liberdade, solidão e a incessante busca por respostas sobre o sentido da existência. Inspirado em letras de grandes autores brasileiros, como Caetano Veloso e Chico Buarque, a peça costura fragmentos emocionais e simbolismos, transportando o público para uma jornada reflexiva e sensorial. A narrativa percorre os sentimentos de angústia, resistência e a luta interna daqueles que se vêem aprisionados por suas emoções, desejos e medos. As cenas exploram a desconexão do ser humano com ele mesmo e com os outros, apresentando a solidão como uma forma de aprisionamento emocional que ecoa pelos diálogos e pela linguagem corporal dos atores.

Durante o processo de montagem de “Cálice”, tornou-se evidente a necessidade de criar uma proximidade única com o público. A peça se aprofunda nas sensações e nas angústias internas, e, para isso, é essencial que a audiência não apenas observe, mas sinta-se parte dessa experiência. Cada palavra, gesto e música são cuidadosamente elaborados para convidar o espectador a participar de uma viagem emocional, onde ele também reflete sobre seus próprios dilemas e questões existenciais.

A atmosfera onírica, presente ao longo de todo o espetáculo, evoca um mundo em que o real e o imaginário se entrelaçam, desafiando as percepções comuns da realidade. As metáforas visuais e as composições musicais intensificam a experiência, trazendo à tona as nuances mais profundas do ser humano. As músicas escolhidas ecoam a dor e a esperança de um povo que resiste e luta por liberdade, enquanto os corpos em cena demonstram a exaustão e a força dessas batalhas internas. “Cálice”, portanto, convida a todos a mergulharem nesse universo poético, onde a música, a palavra e o corpo se entrelaçam em uma dança de emoções, questionamentos e transformações.

Espetáculo: Cálice
Local: Sala 09 do CUCA
Data: 20 e 21 de setembro
Classificação: 14 anos