No dia 25 de março de 2025, o Seminário de Música do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca/Uefs) celebra seus 63 anos de existência, sendo um dos pilares mais importantes da formação musical na Bahia. Desde sua fundação, o Seminário tem sido um centro de excelência que contribui para o desenvolvimento da música e da cultura em Feira de Santana e em todo o estado.

Fundado em 1962, o Seminário de Música formou, ao longo dessas mais de seis décadas, grandes músicos que marcaram e continuam a influenciar o cenário musical baiano. Ao longo dos anos, passou por ele um grande número de artistas, tanto como estudantes quanto como professores, muitos dos quais se tornaram figuras de destaque na música baiana, como Dionorina, Célia Zaim, Carlos Pitta e o compositor Wellington Gomes.

Através da oferta diversificada de suas oficinas, o Seminário de Música fomenta a cultura musical local e oferece à comunidade feirense a oportunidade de vivenciar a educação musical de forma acessível.

Hoje, o Seminário segue sendo um dos maiores centros de formação musical da região, com uma proposta pedagógica que busca sempre a excelência na formação de novos músicos. Para além de sua relevância acadêmica, o Seminário de Música é um importante espaço cultural da cidade e um orgulho para todos que fazem parte de sua história.