Oficina gratuita de percussão para mulheres é ministrada no Cuca/Uefs

No dia 12 de abril, o Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs (Cuca/Uefs) sedia o “Toca, mulher: Oficina de percussão afirmativa para mulheres Cis e Trans”, promovido pelo projeto Toque Femenino. A oficina ocorrerá a partir das 14h na Sala 01 da instituição e será facilitada pela percussionista Victória Marques. As inscrições no evento são feitas por meio de um formulário e a participação é gratuita, dando direito ainda a um certificado de 3h de carga-horária.


A oficina será realizada pela violonista, percussionista, pesquisadora e professora de música Victória Marques, que trará referências de percussionistas baianas, como as da Banda Didá e Lan Lan. O evento busca dar visibilidade para a importância das musicistas e percussionistas na música brasileira e incentivar a formação e fortalecimento das mulheres na área da percussão.


Idealizado pela atriz, diretora, dramaturga de teatro negro e compositora Keu Costa, o projeto Toque Femenino teve estreia no ano de 2025. Sua proposta tem como objetivo promover a visibilidade da autoria feminina na música e fortalecer a presença de musicistas na área de percussão na cidade de Feira de Santana. A oficina é a segunda de três etapas que compreendem o projeto. A primeira consistiu em uma roda de conversa com o tema: Mulheres Negras na Música Popular Brasileira, e a terceira consiste na apresentação artística de lançamento de músicas autorais com a participação de Keu Costa, idealizadora do projeto, e convidadas.


Evento: “Toca, mulher – Oficina de percussão afirmativa para mulheres Cis e Trans”
Local: Sala 01 do Cuca
Data: 12/04/2025
Horário: das 14h às 17h
Inscrições: https://forms.gle/YwmXSMdZEtvNYYHk9
Entrada gratuita.

Mais informações: https://www.instagram.com/projeto_musical_toquefemenino/