O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da Universidade Estadual de Feira de Santana realizou na última sexta-feira (27) o Aberto das Artes 2024, que comemorou o aniversário de 29 anos do CUCA. O evento contou com vasta programação durante todo o dia.

Toda a infraestrutura do CUCA (museu, galeria de arte, jardins, salas, teatro italiano e teatro de arena) foram palco de atividades durante o Aberto, que englobou diferentes gêneros artísticos, como artes visuais, música, dança, teatro, cinema e gastronomia.

Na programação de música, grupos como Levante Negro, Pagonejo, Camutiê e Roça Sound agitaram o Palco Arena, que contou também com performances de dançarinos do CUCA e de outras academias da região. A música também foi destaque no Palco Independente, com artistas do cenário local como Briane Capinan, Malluz e DJ Shikuro embalando o espaço da Praça de Alimentação.

A área de artes visuais ocupou diferentes espaços do CUCA, e contou com uma vasta programação de exposições e oficinas de técnicas como pintura, cerâmica e bordado em madeira. A Galeria Carlo Barbosa continuou com a exposição “Memórias do Chão que Piso” do artista Alaido.

O Museu Regional de Arte (MRA) abriu a exposição “Cores de Feira”, que conta com obras de artistas consagrados da cidade. O MRA também foi o espaço para novos nomes da arte contemporânea local, com a abertura da instalação “Terra Transmutada: passado, futuro e presente são um” dos artistas Rayana França, Nala Quimera e Flora Dourado, uma proposta imersiva que conta com projeções em stop motion utilizando areia (técnica chamada de sand-animation), cuja imersão é potencializada pela presença de areia no chão da sala. Assim como a exposição “Cores de Feira”, a instalação imersiva continua aberta para visitação no MRA até o dia 13 de outubro.

Já o Teatro Universitário contou com uma programação para todos os públicos, com a peça infantil “O Casamento do Palhaço” e o espetáculo adulto “Sexo com Abóboras”.

Ao longo de todo dia, mais de 130 propostas artísticas se apresentaram no Aberto das Artes 2024 e quase 5 mil pessoas prestigiaram o evento. “A gente consegue promover uma imersão em diferentes estilos e temas artísticos”, ressalta a professora Taís Dantas, diretora do CUCA.

O Aberto das Artes 2024 foi um evento realizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte da UEFS com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, do Serviço Social do Comércio de Feira de Santana (SESC Feira), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST), da APLB Feira, da Feira de Saberes e Sabores e do Cria que Pod, podcast da alpj – Agência de Publicidade.