Seleção de profissionais para atuar nas oficinas artísticas do CUCA
A seleção dos profissionais que prestam serviço de formação artística no Cuca é feita por meio do Sistema de Credenciamento de Prestadores de Serviço, forma de contratação indicada pela Secretaria de Administração Pública da Bahia (SAEB). Para se credenciar, o interessado deve se inscrever em duas etapas por meio de dois editais distintos:
- Etapa 1 – Requerimento da verificação de habilidade e competência realizada através do Exame de Reconhecimento de Habilidades e Competências para formação artística, com emissão de Atestado de Habilidade Técnica, conforme o último Edital (seleção finalizada).
Exame de Reconhecimento de Habilidades (ETAPA 1)
Na primeira etapa, são verificadas as habilidades e competências do requerente, a fim de indicar a aptidão do interessado para o desempenho da atividade como formador/capacitador artístico-cultural na área pleiteada. Essa etapa ocorre com a realização do Exame de Reconhecimento de Habilidades e Competências para formação artística.
O Atestado de Habilidade Técnica para serviço de formação artística no CUCA será emitido por comitê verificador se o requerente obtiver nota igual ou superior a 7,0 no referido exame, conforme o edital, que pode ser acessado abaixo.
O edital para realização do exame obedece as normas aprovadas pela portaria n.º 429-2017, publicada no DOE de 20 de março de 2017. O exame será realizado ordinariamente uma vez por semestre, ou extraordinariamente, quando solicitado por Comissão de Credenciamento.
A inscrição é feita inteiramente online através de formulário eletrônico de inscrição (seleção finalizada).
ATENÇÃO: O PRÓXIMO EDITAL DO EXAME DE HABILIDADES SERÁ PUBLICADO EM 2026.
Após a obtenção do Atestado de Habilidade Técnica, o interessado deve requerer o seu credenciamento (Etapa 2) como prestador de serviço de formação artística nas oficinas do Cuca.
Etapa 2 – Requerimento de credenciamento do profissional portando o Atestado de Habilidade Técnica e os outros documentos solicitados no Edital de Credenciamento.
ATENÇÃO: TODOS OS PORTADORES DO ATESTADO DE HABILIDADES TÉCNICAS DEVEM REQUERER UM NOVO CREDENCIAMENTO PARA 2026, DE ACORDO COM O NOVO EDITAL 03/2025.
Credenciamento (ETAPA 2)
Para o credenciamento, é necessária apenas a apresentação de todos documentos solicitados no edital e o atendimento das exigências previstas neste.
O credenciamento é uma forma de contratação prevista na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Nessa modalidade, todos os interessados que possuírem as condições para a prestação do serviço são credenciados a partir do requerimento de credenciamento com a indicação das áreas que deseja atuar.
O sistema de credenciamento prevê o rodízio entre os prestadores de serviço habilitados para determinada área. A cada período de contratação é realizado um sorteio eletrônico dos credenciados (por área técnica) de acordo com a demanda por prestadores de serviço informada pelas coordenações das áreas artísticas.
O novo Edital de Credenciamento 03/2025 para contemplar o ano de 2026 já está disponível, no qual todos os habilitados devem requerer um novo credenciamento, de acordo com o aviso publicado Diário Oficial do Estado da Bahia no dia 13 de dezembro de 2025.
Para requerer o credenciamento para 2026 de acordo com o Edital 03/2025, é necessário preencher o seguinte formulário:
Formulário de requerimento para Credenciamento
É possível solicitar o credenciamento como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica (Microempreendedor individual – MEI). Segue a lista de documentos solicitados no Formulário de Habilitação para Credenciamento:
Perguntas e respostas sobre o Credenciamento
Acompanhe informações sobre o andamento do Edital de Credenciamento
Proponha novas oficinas artísticas no Cuca
Caso persista alguma dúvida, você também pode entrar em contato conosco. Veja abaixo o endereço, telefone e e-mail para contato:
